Completando o Projeto Diversidade Cultural - China, dos professores da Escola Ana Mesquita Laurini, proposto no conteúdo curricular de história, transversalmente com geografia, matemática e Educação Física, os alunos dos 6ºs Anos do Ensino Fundamental, realizaram uma série de atividade em sala
Após conhecerem, um pouco da cultura chinesa, a colonização, a influência do Rio Amarelo e o nascimento do Império Chinês e sua extensão partiram para atividades práticas.
Dentre as atividades práticas propostas que realizaram estavam o conhecimento sobre o surgimento da escrita, a origem e formação da sua estrutura, como a reprodução da mesma.Também fizeram a montagem e entalhe de palavras chinesas para formarem uma tipografia, usando com xilografia, estampando assim um jornal e letras em sulfites
Após o conhecimento da escrita os alunos foram levados a analisar a escrita chinesa e localizar caracteres estudados em sala de aula no Jornal Chines, publicado em São Paulo
![]() |
Os alunos participaram de uma experiência gastronômica, onde utilizaram objetos usados pelos chineses para comer, quando degustaram o yakisoba, onde puderam aprender seu preparo na própria escola.
Alguns alunos, planejaram, e construiram ainda "pipas" outra invenção chinesa, analisaram sua formas geométricas e "empinaram" por alguns minutos com toda sala observando o voo.
Este projeto mostra a possibilidade de se aprender de uma forma diferente gerando interesse dos alunos
"Valeu muito a pena, aprendi até que o pipa foram os chineses que inventaram, esperamos novas atividades como esta durante o ano", declarou o aluno Daniel do 6º C
@professorpaulo
Nenhum comentário:
Postar um comentário