segunda-feira, 29 de junho de 2015

Professores da Escola tem momentos de interação no primeiro semestre

       Durante o primeiro semestre os professores se reuniram para compartilhar um almoço
e também os membros da Igreja Missionária, local, convidaram os professores para um café da tarde, para confraternizar e agradecer a Deus pelos resultados alcançados durante o primeiro Semestre do ano.


      Foram momentos lindos e descontraídos. 


Almoço, yakisoba

Café da Tarde
@professorpaulo

Projeto Feira de Ciências e Cultural da Escola Ana Mesquita, começa a tomar forma



          Para atender o Projeto da Feira de Ciências e cultural da Escola Ana Mesquita, os alunos das séries do 1º Ano do Ensino Médio e dos 6ºs e 9º Anos, atendendo o conteúdo previsto no caderno do aluno, do Curriculum do Estado de São Paulo, produziram material para exporem na Feira programada para o Final de Novembro.




         Materiais como da cultura Grega, Jornal em Chinês, Painéis de idéias onde se discuti o preconceito. 


        Ainda o 8º Ano  protagonizou a construção de algumas quilhotinas representando o importante período da Revolução Francesa, o Terror




 


@professorpaulo









Projeto Diversidade Cultural - CHINA - História


 Completando o Projeto Diversidade Cultural - China, dos professores da Escola Ana Mesquita Laurini, proposto no conteúdo curricular de história, transversalmente com  geografia, matemática e Educação Física, os alunos dos 6ºs Anos do Ensino Fundamental, realizaram uma série de atividade em sala

Após conhecerem, um pouco da cultura chinesa, a colonização, a influência do Rio Amarelo e o nascimento do Império Chinês e sua extensão partiram para atividades práticas.
Dentre as atividades práticas propostas que realizaram  estavam o conhecimento sobre o surgimento da escrita, a origem e formação da sua estrutura, como a reprodução da mesma.Também fizeram a montagem e entalhe de palavras chinesas para formarem uma tipografia, usando com xilografia, estampando assim um jornal e letras  em sulfites


Após o conhecimento da escrita os alunos foram levados a analisar a escrita chinesa e localizar caracteres estudados em sala de aula no Jornal Chines, publicado em São Paulo 

Os alunos participaram de uma experiência gastronômica, onde utilizaram objetos usados pelos chineses para comer, quando degustaram o yakisoba,  onde puderam aprender seu preparo na própria escola.

Alguns alunos, planejaram, e  construiram  ainda "pipas" outra invenção chinesa, analisaram sua formas geométricas e "empinaram"  por alguns minutos com toda sala observando o voo.

Este projeto mostra a possibilidade de se aprender de uma forma diferente gerando interesse dos alunos

"Valeu muito a pena,  aprendi até que o pipa foram os chineses que inventaram, esperamos novas atividades como esta durante o ano", declarou o aluno Daniel do 6º C

@professorpaulo

sábado, 27 de junho de 2015

Funcionárias da educação municipal estagiam na Escola Ana Mesquita

Gisele e Zaimara 

       Funcionária da Rede Municipal de Educação, estão realizando o estágio do curso de pedagogia na Escola Ana Mesquita.

       Elas participaram de atividades em sala de aula, colheram depoimentos  sobre atuação dos professores como também da gestão da unidade.

       Elas se declararam muito felizes por poder participar do time da escola, nem que o tempo foi pequeno, declarou, Zaimara Malvezzi Rodrigues e Gislaine de Godoy Oliveira.

Os professores ficaram muito contentes por ajudá-las


@professorpaulo

Escola Anna Mesquita servindo a comunidade



         Durante os fins de semana em que os professores da unidade escolar estão presente e outros que a prefeitura Municipal, disponibilizar funcionários a comunidade do Bairro Novo Bonfim, onde a unidade escolar está inserida, está disponível um grupo de funcionários públicos para orientar, cadastrar e recolhera documentação para regularização da posse dos terrenos no Novo Bonfim que ainda se encontram irregulares

          Declarou  a Srª Neli do gabinete da prefeitura "isso vem acontecendo já algum tempo e é muito bom contar com a escola e os funcionários, como servir a população, uma das metas do prefeito atual"

         Durante ainda o recesso escolar haverão mais algumas reuniões para regularização dos terrenos, coisa de grande interesse da comunidade



@professorpaulo

sexta-feira, 26 de junho de 2015

Projeto Teatralizando na escola - Intervenção


          A professora Marly Costa , de Arte,  lançou dentro do Projeto Teatralizando na Escola, a Intervenção


         A ideia da intervenção é levar o público a reconhecer e entender a Intervenção  como  arte e  uma forma de expressão, que acompanha as transformações do mundo, com isso surgem novas maneiras de se fazer e criar uma obra de arte. Intervenção nas artes plásticas, nesse caso, possui um sentido semelhante à apropriação, contribuição, manipulação, interferência.


       Ela e os alunos promoveram de 08 de Junho a 12 de Junho uma sala interativa, espelhada em um camarim de palhaço, onde os visitantes puderam interagir com os objetos expostos com perucas, gravatas, narizes e até roupas de palhaço, por isso o tema foi chamado de "O Camarim do Palhaço"


                            Pegue aqui o Projeto Teatralizando na Escola - Intervenção



@professorpaulo


quinta-feira, 25 de junho de 2015

Projeto de mímica é aplicado na Escola com sucesso

Os Sombras



         Chamando de Os Sombras a professora Marli, de Arte,  desenvolveu com alunos do Fundamental e do  1º Ano do Ensino Médio, um grupo de mímica, para atender o currículo da Rede Estadual, dentro do Projeto Patronesse Anna Mesquita, onde houve a participação de vários alunos.

         Os alunos circularam pela escola imitando os gestos como "sombras" , dos aluno, professores e funcionários até, no dia 29 de Maio de 2015, quando se realizava a peça escolar, A Virtuosa Anna Mesquita, escrita pelo professor Paulo, de história.

         Devido ao sucesso a professora Marli, declarou " Devemos repetir o projeto dos Sombras, em outras atividades aqui na escola"

Assista o vídeo da atividade




@professorpaulo

domingo, 21 de junho de 2015

Copa Anna Mesquita, tem sua segunda edicação


Professor Anderson 

        Como nos ano anterior o Professor Anderson, de Educação Física com a colaboração dos professores, realizou com sucesso a II Copa Anna Mesquita.
Embora o ano de 2014 tenha havido futebol e vôlei o professor Anderson este ano incluiu também atividade de classificação da sala campeã o Tênis de Mesa e não classificatório a dança.

"Espero que este projeto se torne um programa na escola e possa realmente ter feito a diferença no dia a dia das crianças. Foi um sucesso", declarou. 























@professorpaulo


segunda-feira, 15 de junho de 2015

Professor Antonio, realiza Campeonato de Soroban, dentro da proposta Curricular do Estado de São Paulo


         Indo de encontro com as propostas do Projeto Diversidade Cultural, que esta sendo desenvolvido na Escola Ana Mesquita, pelos professores de História, Geografia o professor Antonio Fernandes Balieiro Neto,  de Matemática , veio organizando um Campeonato de Soroban (àbaco Japonês), desde 23/04/2015 até a data de 12/06/2015 
     
       Foram feitos registros da entrega das premiações e medalhas a aqueles alunos que melhor desenvolveram as habilidades práticas no uso do Soroban. Registramos ainda todas as salas dos 6ºs anos do Ensino Fundamenta, foram envolvidos nas atividades com sucesso, algo que alcançou perto de mais 250 alunos.
       
       A atividade " foi sensacional, os alunos competiram saudavelmente entre si, e pudemos desenvolver o conteúdo do Caderno do Aluno, Situação de aprendizagem 5, com resultado excelente.", declarou o professor Antonio,
Professor Antonio com premiados, Nicole e Robert (a direita )     



Conheça um pouco da história do Sorobam 




    O registo mais antigo que se conhece é um esboço presente num livro da dinastia Yuan (século XIV). O seu nome em Mandarim é "Suan Pan" que significa "prato de cálculo". O ábaco chinês tem 2 contas em cada vareta de cima e 5 nas varetas de baixo razão pela qual este tipo de ábaco é referido como  ábaco 2/5. O ábaco 2/5 sobreviveu sem qualquer alteração até 1850, altura em que aparece o  ábaco do tipo 1/5,  mais fácil e rápido. Os modelos 1/5 são raros hoje em dia, e os 2/5 são raros fora da China exceto nas suas comunidades espalhadas pelo mundo.


             Por volta de 1600 d.C., os japoneses promoveram uma evolução do ábaco chinês 1/5, chamado de Soroban. O ábaco do tipo 1/4, o preferido e ainda hoje fabricado no Japão, surgiu por volta de 1930. Uma vez que os japoneses utilizam o sistema decimal optaram por adaptar o ábaco 1/5 para o ábaco 1/4, desta forma é possível obter valores entre 0 e 9 (10 valores possíveis) em cada coluna.








@professorpaulo




segunda-feira, 1 de junho de 2015

Equipe de Escola realiza peça teatral para lembrar sua Patronesse


          Nesta data finalizando o projeto Virtuosa Anna Mesquita, os professores e alunos realizaram um atividade de duas horas, onde os alunos da unidade escolar puderam conferir uma peça sobre a vida de sua Patronesse Anna Mesquita Laurini e partilhar um lanche coletivo onde todos os alunos compartilharam bolos, tortas, bolachas e refrigerantes, dentro do espírito de amor de Anna Mesquita.

         Segue algumas fotos da peça em 12 atos, escrita pelo professor Paulo Roberto da Fonseca e produzida pelo professores dos períodos da tarde e manhã da escola.

                      Baixe a peça - A virtuosa Anna Mesquita - click aqui

Algumas fotos da peça



























@professorpaulo