Indo de encontro com as propostas do Projeto Diversidade Cultural, que esta sendo desenvolvido na Escola Ana Mesquita, pelos professores de História, Geografia o professor Antonio Fernandes Balieiro Neto, de Matemática , veio organizando um Campeonato de Soroban (àbaco Japonês), desde 23/04/2015 até a data de 12/06/2015
Foram feitos registros da entrega das premiações e medalhas a aqueles alunos que melhor desenvolveram as habilidades práticas no uso do Soroban. Registramos ainda todas as salas dos 6ºs anos do Ensino Fundamenta, foram envolvidos nas atividades com sucesso, algo que alcançou perto de mais 250 alunos.
A atividade " foi sensacional, os alunos competiram saudavelmente entre si, e pudemos desenvolver o conteúdo do Caderno do Aluno, Situação de aprendizagem 5, com resultado excelente.", declarou o professor Antonio,
Professor Antonio com premiados, Nicole e Robert (a direita ) |
Conheça um pouco da história do Sorobam
O registo mais antigo que se conhece é um esboço presente num livro da dinastia Yuan (século XIV). O seu nome em Mandarim é "Suan Pan" que significa "prato de cálculo". O ábaco chinês tem 2 contas em cada vareta de cima e 5 nas varetas de baixo razão pela qual este tipo de ábaco é referido como ábaco 2/5. O ábaco 2/5 sobreviveu sem qualquer alteração até 1850, altura em que aparece o ábaco do tipo 1/5, mais fácil e rápido. Os modelos 1/5 são raros hoje em dia, e os 2/5 são raros fora da China exceto nas suas comunidades espalhadas pelo mundo.
Por volta de 1600 d.C., os japoneses promoveram uma evolução do ábaco chinês 1/5, chamado de Soroban. O ábaco do tipo 1/4, o preferido e ainda hoje fabricado no Japão, surgiu por volta de 1930. Uma vez que os japoneses utilizam o sistema decimal optaram por adaptar o ábaco 1/5 para o ábaco 1/4, desta forma é possível obter valores entre 0 e 9 (10 valores possíveis) em cada coluna.
@professorpaulo
Nenhum comentário:
Postar um comentário